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    Segundo pesquisas realizadas dia 24/05/2010 pela Datafolha, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) estão empatados em pesquisa de intenção de voto para presidente realizada pelo Datafolha. Cada um tem 37%. Em relação ao cenário sem Ciro Gomes da pesquisa anterior, feita em abril, a petista cresceu sete pontos percentuais e o tucano perdeu cinco pontos. Marina Silva (PV) manteve-se com 12%.
    Neste levantamento, foram entrevistados 2660 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 20 e 21 de maio de 2010, e a margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa realizada após a exibição do programa eleitoral do PT, no último dia 13, e após a desistência de Ciro Gomes de concorrer à presidência.O percentual de eleitores que pretende anular ou voto ou votar em branco variou três pontos em relação ao mês passado. Em abril, eram 8% e agora são 5%. Os indecisos oscilaram de 8% para 9%.O Datafolha também avaliou a intenção de voto em um cenário com candidatos “nanicos”. Também nesse cenário, os dois principais postulantes ao Planalto aparecem empatados, cada um com 36% das intenções de voto. Marina Silva tem 10%. De oito candidatos de partidos menores, apenas José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU) atingem 1%.

    Na intenção de voto espontânea, a candidata Dilma Rousseff também cresce. A ex-ministra ganhou seis pontos e chegou a 19%. José Serra está com 14%, contra 12% em abril. Oscilou de 7% para 5% os que declaram voto em Lula, e 3% afirmam votar no candidato do Lula. Declaram não saber 49%, contra 54% do levantamento anterior.
     A rejeição à candidata do PT diminuiu. Quando questionado em quem não votariam no primeiro turno das eleições, 20% afirmaram que não votariam em Dilma (eram 24% em abril). Já o índice dos que rejeitam Serra oscilou de 24% para 27%. Dilma Rousseff cresceu em todas as regiões brasileiras. No Sudeste, maior colégio eleitoral do país, ganhou sete pontos, e agora tem 33%. Serra, por sua vez, perdeu cinco pontos e agora tem 40%.

     Se o segundo turno das eleições para presidente fosse hoje, Serra e Dilma estariam tecnicamente empatados. Dilma teria 46% dos votos e Serra 45%. Na pesquisa anterior, essa diferença era de dez pontos a favor de Serra (50% a 40%). Os índices de eleitores que votariam em branco ou anulariam e os indecisos variaram dentro da margem de erro da pesquisa e estão em 5% e 4%, respectivamente.
Numa simulação de segundo turno contra Marina, ambos os candidatos venceriam a ex-ministra do Meio-Ambiente. Serra ganharia por 52% a 34%, e Dilma por 53% a 30%.

     37% viram propaganda de Dilma no último mês. Em relação às propagandas de Serra, essa taxa é de 29%.A pesquisa do Datafolha também avaliou o alcance das propagandas eleitorais de 2010, e pouco mais de um terço dos eleitores foi impactado pelas inserções comerciais de partidos e candidatos a presidente no último mês.
    Quando a resposta foi estimulada por candidato, lembram-se de ter visto na TV propaganda da candidata petista 37%, de Serra 29% e de Marina 21%. Dos eleitores entrevistados, 27% assistiram a alguma entrevista de Dilma em programas de televisão, 25% viram entrevista de Serra e 16% de Marina. O Nordeste foi a região onde menos eleitores assistiram à propaganda/entrevista de algum candidato.
Dos eleitores de Dilma, 45% assistiram a alguma propaganda da candidata na TV nos últimos 30 dias. Dos eleitores de Serra, 35% viram propaganda da petista. Já a propaganda de Serra foi vista por 32% de seus eleitores e por 30% dos eleitores de Dilma.
Mesmo estimulados, apenas 5% dos eleitores brasileiros declaram ter ouvido alguma propaganda no rádio nos últimos 30 dias.
     Em respostas espontâneas, a maioria (55%) afirma não ter visto nenhuma propaganda de candidatos a presidente ou partido na TV neste ano. Já 28% declaram ter visto propaganda da candidata petista, 20% de Serra, 12% de Marina e 8% do PT. Apenas 12% disseram ter ouvido no rádio alguma propaganda, sendo mais citados comerciais de Dilma (5%) e Serra (4%).
Espontaneamente, nos últimos 30 dias, 33% recordam-se de alguma inserção na TV. A propaganda de Dilma foi a mais lembrada (21%), seguida por comercial do Serra (14%). Apenas 7% dos entrevistados afirmam ter ouvido no rádio alguma propaganda no último mês.

     Marina Silva é conhecida por 73%. Em abril esse índice era de 63%. Em um mês, Marina Silva tornou-se mais conhecida dos eleitores. Questionados sobre o nível de conhecimento dos pré-candidatos às eleições de outubro, 90% dos entrevistados conhecem Dilma Rousseff, 98% conhecem José Serra e 73% conhecem Marina Silva. Na pesquisa anterior, feita em abril de 2010, Dilma era conhecida por 89%, dos quais 16% conheciam-na muito bem, 33% conheciam-na um pouco e 39% apenas de ouvir falar; José Serra era conhecido por 97%, dos quais 34% diziam conhecê-lo, mesmo índice daqueles que afirmavam conhecê-lo um pouco e 29% apenas tinham ouvido falar no candidato.
     Marina era conhecida por 63% dos entrevistados, dos quais apenas 9% afirmavam conhecê-la bem, 21% conheciam um pouco e 33% conheciam-na apenas de ouvir falar. Na pesquisa atual, dos que conhecem Dilma, 15% alegam conhecê-la muito bem, 35% conhecem um pouco e 41% conhecem só de ouvir falar. Dos que conhecem José Serra, 34% o conhecem muito bem, 36% o conhecem um pouco e 28% apenas ouviram falar dele. Dos que conhecem Marina Silva, 10% conhecem muito bem a candidata, 25% conhecem um pouco e 38% conhecem apenas de ouvir falar.

     Entre os entrevistados na região Nordeste que conhecem a candidata Dilma (88%), 46% conhecem apenas de ouvir falar e 12% conhecem muito bem. Entre os eleitores da região Sul que alegam conhecer Serra (97%), 32% o conhecem muito bem e 39% conhecem um pouco. Entre os entrevistados nas regiões Norte/Centro-Oeste que conhecem Marina Silva (80%), 42% a conhecem só de ouvir falar e 13% a conhecem muito bem.
Dilma e Marina são mais conhecidas entre os homens (92% e 75%, respectivamente) do que entre as mulheres (89% e 72%, respectivamente), fenômeno este que não se repete com José Serra, igualmente conhecido entre homens e mulheres (98% cada).
     Na distribuição por idade, entre aqueles com 60 anos ou mais, 88% conhecem Dilma Rousseff, dos quais 11% a conhecem muito bem e 29% a conhecem um pouco. Na faixa compreendida entre 45 e 59 anos, 98% conhecem José Serra, dos quais 38% conhecem muito bem e 32% conhecem um pouco. Entre a população mais jovem, 16 e 24 anos, 69% dizem conhecer Marina Silva, dos quais 6% conhecem muito bem e 39% só ouviram falar sobre a candidata.
     Quanto menor a escolaridade, menor é o conhecimento sobre os pré-candidatos. Entre aqueles que possuem o ensino fundamental, 14% afirmaram que não conhecem Dilma Rousseff, 3% não conhecem José Serra e 31% não conhecem Marina Silva, já entre aqueles com ensino médio, os índices baixam para 6%, 1% e 27%, respectivamente.
Na mesma razão, quanto maior a renda familiar, maior o nível de informação sobre os candidatos: entre aqueles que possuem renda familiar média mensal de até dois salários mínimos, 97% conhecem Serra, dos quais 25% o conhecem muito bem, 68% conhecem Marina, dos quais 5% a conhecem muito bem e 88% conhecem Dilma, entre os quais 9% a conhecem muito bem. Entre aqueles que possuem renda familiar de mais de 10 salários mínimos mensais, 99% conhecem Serra, 89% conhecem Marina e 97% conhecem Dilma.

     71% sabem que Dilma é a candidata de Lula.Questionados se o apoio do presidente Lula a um candidato levaria à escolha desse nome, 44% responderam que escolheriam com certeza, 26% responderam que não votariam nesse candidato e 22% responderam que talvez votem nesse candidato. Na pesquisa anterior, as taxas eram de 38%, 27% e 27%, respectivamente. Entre os eleitores do Sudeste, 37% responderam que escolheriam esse candidato, 33% não votariam nele e 22% talvez votariam no candidato apoiado pelo presidente. Entre os eleitores da região Nordeste, 59% afirmam que escolheriam com certeza esse candidato, 15% não votariam nesse candidato e 21% talvez votassem no candidato.
     Entre aqueles com ensino fundamental, 50% afirmaram que escolheriam com certeza o candidato apoiado pelo presidente Lula e 23% não votariam nesse candidato. Entre aqueles com ensino médio, 42% afirmam que votariam no candidato apoiado pelo presidente e 26% talvez votariam nesse candidato. Entre aqueles com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, 50% afirmaram que escolheriam esse candidato e entre aqueles com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, 29% escolheriam com certeza o candidato apoiado pelo presidente. Entre aqueles que avaliam o governo do presidente Lula como ótimo ou bom, 54% afirmaram votar em candidato apoiado pelo presidente e 16% afirmaram que não.

     Questionados se conhecem o candidato(a) apoiado(a) pelo presidente Lula, 20% dos entrevistados afirmaram não saber quem o presidente apoia; oito pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. Já 71% disseram que Lula apoia Dilma Rousseff (antes eram 61%), 5% citaram José Serra (mesma taxa anterior), e 4% Marina Silva (antes pontuava 3%). Entre os eleitores no Nordeste, 69% afirmaram que o candidato apoiado por Lula é Dilma Rousseff, 21% afirmaram não saber e 3% pensam que é José Serra. Entre os entrevistados do Norte/Centro Oeste, 6% pensam que o candidato do presidente Lula é Marina Silva e 15% não sabem.
     Quanto ao nível de escolaridade, entre aqueles que possuem ensino fundamental, 60% responderam que o candidato apoiado pelo presidente Lula é Dilma Rousseff, 28% afirmaram não saber, 7% pensam que é José Serra e 5% acreditam ser Marina Silva. Entre aqueles com ensino superior, 95% sabem que o presidente Lula apoia a candidata Dilma Rousseff.