Pesquisar no site

Contato

Acessa meu candidato

acessameucandidato@gmail.com

Movimento Marina Silva

Este é um movimento civil e suprapartidário em prol da democracia com sustentabilidade cujo objetivo é "promover a organização autogestionária de militantes por uma nova civilização, colocando em prática um novo jeito de fazer política e tendo como estratégia central a candidatura de Marina Silva à Presidência da República".

Nascido em 2007 e impulsionado por uma rede de jovens, inicialmente objetivou despertar na sociedade e na própria Marina a semente da possibilidade de se tornar uma candidata à presidência do país. Ganhou projeção nacional e internacional via internet a partir de abril de 2009, hoje contando com mais de 17.000 integrantes, em todos os estados e em mais de 100 municípios Brasileiros.

Logrado o primeiro objetivo, está atualmente promovendo a organização autogestionária de dãs que, em 2010, darão suporte para que Marina Silva lidere o país rumo ao desenvolvimento sustentável, colocando em prática um novo jeito de fazer política.

HISTÓRICO

O Movimento Marina Silva nasceu de uma roda de ativistas da Paz em 2007, e no mesmo ano foi "suspenso" quando Marina Silva soube do movimento e pediu para seus assessores encontrassem estas pessoas e dessem o recado de que não queria ser Presidente - e que por favor parassem pois estavam causando problemas.


Mas em abril de 2009, no encerramento da III Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, 650 crianças representando 3 milhões de participantes em 12 mil escolas de todo o país, cantaram em coro "Brasil, Urgnte, Marina Presidente". Os jovens ambientalistas da REJUMA e Coletivos Jovens que apoiavam o evento contam que o grito surgiu espontaneamente. "Alguns dizem que foram os CJs que começaram, mas estávamos todos juntos num cantinho. Não fomos nós, não. Parece que foram as crianças mesmo.", conta um dos membros dos CJs.


Resultado: o desejo das crianças fez os jovens ambientalistas se animarem e procurarem o grupo do Movimento Marina Silva, que então foi reativado. Então o grupo, renovado, criou o site e iniciou a mobilização via internet. Neste momento, Marina foi até Marina apenas para comunicá-la que desta vez não adiantava pedir para o grupo parar. Bem que ela tentou argumentar contrariamente, mas não conseguiu convencer o grupo a mudar de ideia.

Em maio foi criado o site do Movimento, de onde se se iniciou a rede virtual, que hoje é coordenada, de forma descentralizada, por diversas pessoas, em diversos estados. A partir do momento em que Marina Silva recebeu o convite para se unir ao PV, a possibilidade de Marina Silva ser candidata veio à tona na sociedade e muitas pessoas passaram a aderir ao movimento.

Com a filiação de Marina Silva no PV, o Movimento realizou um processo aberto de discussão no qual a palavra "Presidente" foi retirada, e seu caráter modificado de apartidário para suprapartidário, bem como definido que permanecerá autônomo até as eleições de 2010, sendo um ambiente de construção coletiva de um novo jeito de se fazer Política.